Está disponível no meu GitHub o código fonte do AskSystem, um sistema de perguntas para palestras desenvolvido por mim.

O sistema consistem em obter a pergunta e os dados do usuário(nome e email) e enviar para um determinado email ou para o Pushover(serviço de notificações em tempo real para Android e iOS). Podendo passar por moderação(os dados são armazenados em um banco de dados SQLite e exibidos no painel de gerenciamento, as perguntas poderão ser enviadas para o apresentador também por email ou pelo Pushover).

Screenshot do AskSystem

Instalação

Vamos começar clonando o repositório:

git clone https://github.com/SamuelMoraesF/AskSystem.git

Agora acesse a pasta e edite o arquivo config.php, nele encontramos as sequintes váriaveis:

  • NOMEEVENTO: Nome da palestra/evento a ser exibido no titulo da página.

  • FULLURL: Endereço completo da raiz do sistema de perguntas (sem / no final).

  • PALESTRANTE: Nome do palestrante.

  • SENDMETHOD: Método de envio da pergunta, se quiser que elas passem por moderação e possuam painel de gerenciamento, insira sqlite, caso contrário, insira o método pelo qual elas deverão ser enviadas(email ou pushover).

  • SENDMETHODMAIL: Defina aqui o endereço para o qual deverá ser enviado as perguntas(se o SENDMETHOD for email).

  • SENDMETHODFROM: Endereço de email que o PHP usará para enviar as mensagens(se o SENDMETHOD for email).

  • PUSHOVERUSER: Seu ID de usuário do Pushover(se o SENDMETHOD for pushover).

  • PUSHOVERTOKEN: Seu token do Pushover(se o SENDMETHOD for pushover).

  • SQLITEDB: Banco de dados SQLite(se o SENDMETHOD for sqlite, o padrão é perguntas.db).

  • TIMEZONE: O seu Timezone(se o SENDMETHOD for sqlite, a lista de timezones pode ser encontrada em http://www.php.net/manual/pt_BR/timezones.php.

  • ENABLEPUSHOVERNOTIFY: Habilita o envio de perguntas através do pushover para o palestrante(se o SENDMETHOD for sqlite).

  • PUSHOVERUSERNOTIFY: Seu usuário do Pushover(se ENABLEPUSHOVERNOTIFY for true).

  • PUSHOVERTOKENNOTIFY: Seu token do Pushover(se ENABLEPUSHOVERNOTIFY for true).

  • ENABLEEMAILNOTIFY: Habilita o envio de perguntas através de emails para o palestrante(se o SENDMETHOD for sqlite).

  • MAILNOTIFY: Email a receber a mensagem(se ENABLEEMAILNOTIFY for true).

  • FROMNOTIFY: Email a enviar a mensagem(se ENABLEEMAILNOTIFY for true).

  • $shownotas: Exibir notas ao usuário.

  • $notas: As notas a serem exibidas(com suporte a quebra de linha).

Modifique as variáveis e configure elas conforme sua necessídade.

Por último, vamos configurar o painel de gerenciamento(caso você tenha ativado, basta definir o armazenamento como SQLite), basta renomear a pasta gerenciamento/ para o nome desejado e editar no .htaccess o caminho completo do arquivo .666 que se encontra na mesma pasta, basta editar a linha AuthUserFile.

Agora vamos alterar a senha do usuário padrão, você precisará do comando htpasswd, que é instalado por padrão junto com o servidor web Apache. Dentro da pasta de gerenciamento, rode o comando:

htpasswd .666 acesso

O comando irá solicitar a nova senha. Concluindo toda essa etapa você já poderá fazer login no painel de gerenciamento, basta acessar a subpasta gerenciamento(caso você não tenha renomeado) e fazer login com o usuário acesso e a senha definida anteriormente.

Pronto, o sistema já está instalado e configurado! Basta mover a pasta AskSystem para um local público e renomeá-la. Caso queira modificar o tema, fique a vontade, basta modificar os arquivos index.php e gerenciamento/index.php, os arquivos CSS e JavaScript não preciso nem dizer onde ficam né? css/ e js/

A comunidade Mozilla Brasil está presente na 15ª edição do Fórum Internacional de Software Livre desempenhando diversas atividades, tais como oficinas e palestras sobre Webmaker, Firefox OS, entre outros projetos da Mozilla ajudando os usuários a conhecer nossa missão: manter a Internet viva e acessível para que todas as pessoas sejam contribuidoras e criadoras da Web. Acreditamos que o trabalho comunitário em uma plataforma de código aberto é essencial para nosso crescimento pessoal e para o futuro da sociedade.

Serão realizadas oficinas de Webmaker e de desenvolvimento de Apps e Jogos para Firefox OS(logo após todos poderão participar de nossa Appmaker party), ajudaremos todos a atualizarem a versão do Firefox OS de seu smartphone. Tudo isso com Quiz(valendo brindes) e animação de nossa querida Fox!

Mozilla no FISL15

Durante o evento será apresentado a nova versão inovadora do navegador Firefox. O navegador, que tem quase dez anos de existência, teve uma mudança de arquitetura da informação significativa, além da evolução no funcionamento, permitindo uma melhor usabilidade. Foi divulgado esta semana o vídeo informando sobre as mudanças.

A comunidade contará com uma sala especial, onde realizará diversas atividades assim como na grade oficial, mais informações podem ser encontradas na http://mozillabrasil.org.br/fisl15.

Eu estava louco de raiva por meu smartphone não ser compatível com o Firefox OS(Veja aqui a lista de dispositivos compatíveis), quando tive a idéia de simplesmente acessá-lo pelo smartphone através do VNC.

FirefoxOS

Colocando a mão na massa

Vamos aos pré requisitos:

Primeiramente, você deverá configurar o aplicativo VNC, crie o arquivo /etc/vnc/xstartup.custom com o seguinte conteúdo:

firefox resource://r2d2b2g-at-mozilla-dot-org/r2d2b2g/data/content/index.html
vncserver-virtual -kill $DISPLAY

A linha acima serve para abrir o firefox automaticamente quando um novo ambiente do VNC for aberto, caso você queira que o terminal abra substitua a linha iniciada por firefox por xterm ou algum outro programa.

Agora vamos criar um novo ambiente do VNC. Vale lembrar que o firefox permite ser executado apenas 1 vez simultaneamente por usuário, assim, você terá que encerrar sua sessão atual se ele estiver aberto ou criar um novo usuário e executar o seguinte comando com ele:

vncserver -geometry 320x480

Isto irá iniciar uma nova sessão exatamente na resolução do FirefoxOS Simulator. O comando irá retornar algo assim:

192.168.1.101:2

Ou seja, seu IP seguido de uma porta(neste caso, 2). A porta onde o VNC está disponível é 5902(adicione 590 antes), basta se conectar através de um cliente VNC em qualquer dispositivo(Computador, Smartphone, Tablet…).

Você verá o painel do Firefox OS Simulator aberto, basta iniciar ele e utilizar.

Bom, como vocês podem ver, sou péssimo em escrever artigos.