Latinoware 2015

November 05, 2015

Aproveitando mais uma edição da Latinoware para tirar a teia de aranha do meu blog e lançar mais um post(embora atrasado rsrs).

Viagem (como deveria ser)

Assim como todos os eventos, esse não serial um evento legal se não tivesse alguma treta, mas na Latino deste ano ela começou antes mesmo do evento.

A alguns meses antes do evento, tudo estava planejado: eu e o Jaime(Mozillian também daqui de Santiago) iriamos de caravana até foz do iguaçu, a caravana era organizada pelo Luiz Rauber e pelo Rodrigo Vianna, também integrantes da Quatinoware do ano passado. Eu estava realmente ansioso para ir de caravana, já que teriamos a oportunidade de hackear o ônibus e depois apresentar as gambiarras em uma palestra no evento(sim, havia uma palestra aprovada no evento pra apresentarmos tudo o que fizemos durante a viagem), porém tudo começou a complicar(e a melhorar a aventura que teriamos na viagem) 1 semana antes do evento.

Algumas(várias) pessoas acabaram cancelando a ida e acabou restando somente 10 pessoas, assim para evitar problemas financeiros para o líder da caravana ele decidiu cancelar ela, porém como o hotel se recusou a devolver o dinheiro de todas as reservas feitas, decidirar tentar novamente e realizar a caravana.

No exato momento de partir daqui de Santiago chegou um email do Luiz informando que a caravana foi cancelada(novamente), a empresa de transporte se recusou levar 10 pessoas numa van devido treta com o seguro. A partir deste momento estava cada um por si, imediatamente entrei em contato com o Guillermo(da Mozilla) para perguntar se haveria condições de irmos de ônibus e se haveria reembolso(já que os gastos estavam indo de R$90,00 para $340,00) e então decidimos ir de ônibus.

Viagem (como foi)

Partimos às 4h de Santiago com destino a Santa Maria de carona com o Luiz, lá pegariamos um ônibus até Cascavel e outro até Foz do Iguaçu, seria uma viagem cansativa(e eu realmente detesto dormir em ônibus, o que complicaria a minha situação).

Durante a viagem até Santa Maria, decidimos extender só um pouquinho a viagem até Foz, os gastos seriam menores do que os que eu e o Jaime teriamos se fossemos de ônibus e a viagem seria mais tranquila(dá para parar quando quiser, dá pra ir conversando, e o principal: tinha onde carregar o smartphone rsrs) já que nós tinhamos várias dúvidas referente a viagem de ônibus, não era nem certo de que haveria espaço para todos irem.

Em Santa Maria nos encontramos com um pessoal que também eram da caravana e estavam indo de carro até Foz, assim fomos num comboio e eles iam nos guiando, a “equipe” deles contava com um morador de Foz do Iguaçu e 3 guias, um com o Google Maps, outro com o Waze e o terceiro com o RadarDroid. Fomos pela rota principal passando somente por território nacional, já que eu e o Jaime somos menores de idade e não tinhamos providenciado a papelada pra passar pela Argentina.

A partir de Santa Maria a viagem realmente começou a ficar legal, o pessoal até chegou a entrar em contato com o pessoal da Planalto para pedir recomendação de local para jantar no caminho.

Nas primeiras horas de viagem fomos ouvindo o OpenCast e debatendo sobre várias coisas relacionadas a Software Livre, perdemos algumas horas hackeando o rádio do carro pois o leitor USB não estava funcionando e ainda fizemos um downgrade do botão de volume(sim, quebramos ele).

Logo quando chegamos em Santa Catarina, o Google Maps decidiu nos trollar e acabou mostrando uma rota secundária que passava pela cidade de Maravilha, seguimos esta rota e acabamos parando em Silent Hill(sim, típica cena de Silent Hill, uma estrada super pequena sem sinalização nem sinal de vida e pra melhorar tinha neblina). Achamos a estrada um pouco estranha, e a partir de um certo ponto ficamos sem sinal de telefone e de GPS, foi ai que notamos que estavamos perdidos em que Maravilha.

Cena do Silent Hill Cena do Silent Hill

Retornamos até a cidade de Maravilha e prosseguimos na rota principal. A partir de Cascavel nós não podiamos mais parar para não se atrasar e chegar na Latinoware antes das 10h, mas foi ai que encontramos o KM 666 e fomos obrigados a parar para tirar uma foto.

KM 666 - E maldito sol na minha cara KM 666 - (E maldito sol na minha cara)

Porquê o pessoal de Foz do Iguaçu usa muito óculos? Por que eles tem cataratas.

MARETOLI, Jaime - 2015

Chegando no evento - 1º dia

Chegando no evento fomos direto fazer o credenciamento da caravana e depois retirar as credenciais de palestrante. Às 13h começava a nossa primeira palestra, O que há de novo no Firefox?, nela falamos sobre as novidades no Firefox que já foram lançadas e as que estão por vir. Às 16h o pessoal da comunidade realizou a oficina de devtools, que infelizmente não pude participar durante todo o tempo pois ocorreu paralelamente a outra palestra que fui convidado, a Distro Fight.

Na Distro Fight desse ano o Luiz(novamente, ele também era o autor da palestra) decidiu ferrar com as nossas vidas e sortear as distros que cada um deveria defender. Por sorte ou azar acabei ficando com o a distro ArchLinux, enquanto o restante do pessoal ia defendendo as suas distros eu ia lendo a wiki do Arch para saber argumentar depois. Este ano acabou se estendendo por 2h, onde as primeiras batalhas eram por argumentos e a semi-final e a final foram através de conflito direto, acabei chegando na semi-final mas perdi para o Debian(olhando pelo lado bom, perdi pra um dos melhores).

2º dia

Depois de uma boa noite de sono acordamos com mais energia e decidimos fazer algumas atividades na nossa stand pra chamar a atenção do pessoal. Decidimos com o Jayme Aires(não, não é o mesmo Jaime de Santiago, unknown exception) organizar uma atividade, onde o pessoal precisava fazer um cadastro no OpenBadges(e consequentemente no Persona) e em troca acabaria ganhando um badge e alguns brindes.

Adesivos

O pessoal chegou feito doido e tivemos que encerrar a atividade para poder guardar alguns brindes para mais tarde, mas no decorrer dela deu pra conversar com um pessoal e apresentar o Persona e o OpenBadges.

Público na stand

Às 14h realizamos a nossa oficina de privacidade e segurança na web, sem dúvidas essa foi a atividade mais legal de todas na Latinoware. O que mais me deixou entusiasmado foi ver o pessoal comprando os tickets para participar das oficinas, eles não sabiam que elas eram pagas e mesmo assim decidiram participar. Como havia poucos participantes, consegui fazer a atividade de uma forma mais interativa, e como eles já um nível de conhecimento avançado, eu consegui finalmente fazer a palestra de um modo como eu sempre quis, pude apresentar todas as ferramentas e o pessoal realmente me entendeu e interagiu.

Workshop de segurança e privacidade

Pra encerrar o dia com chave de ouro fomos numa churrascaria. Eu esperava que fosse uma carne mazomeno, já que muitos haviam me falado que churrasco igual ao do Rio Grande do Sul não existia em nenhum outro lugar, mas realmente o lugar me surpreendeu, talvez o pessoal de lá tenha tirado um estágio aqui no RS. (Bairrismo Detected!)

3º Dia

Logo no começo do 3º dia recebemos a visita do Alessandro de Oliveira Faria(AKA Cabelo) na nossa stand, lá ele nos mostrou o device que ele instalou o Firefox OS e ainda bricou um pouco com o Kernel(isso mesmo, ele compilou o sistema e ainda mecheu no kernel). Além disso, ele acabou documentando tudo e publicando no seu blog pessoal(o Assunto Nerd) e no Viva o Linux, segue alguns links:

Às 10h nós organizamos a oficina de webmaker, nela apresentamos o Webmaker e a MLZ(Mozilla Learning Network) e as suas ferramentas, precisávamos fazer algo nível intermediário já que dentre os participantes da oficina havia alunos interessados em aprender a criar para a web e professores.

Eduardo Barros auxiliando o pessoal Eduardo Barros auxiliando o pessoal

Pessoal que participou do workshop

Durante a tarde organizamos um quiz valendo brindes(este sim lotou a stand), e às 14:30 fomos para o espaço colômbia onde teriamos 3 palestras seguidas(a do envolva-se, de Webmaker e a do WoMoz).

Ambas as 3 atividades foram super legais, na de envolva-se as 3 comunidades(Brasil, Argentina e Paraguai) participaram em conjunto, na de Webmaker a Rocio apresentou juntamente com o Aníbal a MLN e o Webmaker App, e na de WoMoz a Valéria Barros fez uma roda de discussão com o pessoal.

Palestras

Pra encerrar o dia nada melhor que jantar na melhor churrascaria fora do Rio Grande do Sul(sim, fomos na churrascaria gaúcho novamente).

A viagem de volta

Na manhã do sábado já aproveitamos para levar uma camiseta para o Cabelo no hotel dos palestrantes(que IMHO, foi mais que merecido!) e já ficamos esperando o Luiz para iniciar a viagem de volta para Santiago.

Camiseta

Na volta, entramos em Cascavel - PR(para dar carona para o João Paulo Polles, outro Mozillian que estava conosco) e seguimos por uma rota alternativa(dessa vez era somente nós, não havia comboio).

Paramos em um posto de gasolina no meio do caminho para tomar um café(este seria o nosso almoço e café da tarde), e lá pela terceira Latinoware seguida nos perguntaram se éramos uma banda de rock(sim, a primeira vez foi na Latinoware 2013 na fronteira, porém eu não estava nesta edição e a segunda vez foi em 2014 no hotel da caravana).

O rapaz que fez a pergunta disse que achou que nós fossemos a banda que iria tocar no festival Rock em São Roque(sério, melhor nome ever).

Highway to Hell

A viagem de volta estava boa demais para ser verdade, logo quando saimos do posto de gasolina o Google Maps nos mandou entrar numa pequena cidade e depois seguir em uma estrada de chão. Nós decidimos seguir na estrada pois estávamos longe demais para tentar pegar outra rota e por incrível que pareça, o Google Maps mostrava a estrada de chão como uma rodovia estadual.

Andamos cerca de 10Km na estrada de chão e finalmente encontramos o asfalto, era um asfalto recém colocado não havia nem sinalização e a última camada ainda não tinha sido aplicada(tinha um pouco de cascalho por cima ainda). O fato mais estranho era que a rodovia não parava de subir, na nossa direita não havia barreira de proteção, se o carro derrapasse seria uma queda livre.

Pista Escorregadia

Estrada

Queda Livre

Depois de mais 2 horas de viagem finalmente chegamos no Rio Grande do Sul(só cuidar quando começar a aparecer buracos na pista) e pegamos uma rodovia federal, a partir dai a viagem foi super tranquila. Paramos em Santa Maria para abastecer e deixar o nosso colega de caravana e seguimos para o nosso destino final.

Esse evento com certeza foi para a lista dos melhores que eu já participei, deu pra reencontrar o pessoal da comunidade Mozilla Brasil, conhecer gente nova e fazer networking :)

PS.: Yeap, realmente eu não consigo escrever posts que não sejam em ordem cronológica rsrsrs

2º TchêLinux Santiago

Dia 13 de Dezembro foi realizado no Hackerspace Laboratório Hacker o 2º Fórum TchêLinux de SantiagoEste ano ajudei na organização do even...… Continue lendo