Latinoware 2014

October 20, 2014

Ocorreu nos dias de 15 a 17 de Outubro a Conferência Latinoamericana de Software Livre(AKA Latinoware). Estive presente no evento juntamente com a Comunidade Mozilla Brasil e já representei o GU Mobile \o/

A viagem

Partimos dia 14 de carro juntamente com outros 6 amigos da URI Campus Santiago em direção a Santa Maria, local onde iriamos encontrar o restante do pessoal e pegar a Caravana.

Na caravana, decidimos hackear o sistema de áudio(já que as TVs estavam desligadas e não estávamos afim de levar um xixi do motorista) e coloquei a tocar uma playlist que envolvia desde AC/DC a Sodom \m/

A chegada

Chegamos no inferno(ops, digo, Foz do Iguaçu) com ~30ºC, tivemos que enfrentar o calorão e ir conhecer o local(é a primeira vez que eu fui no evento).

Reencontrei o pessoal e já ajudei na oficina de Webmaker(do Panaggio e da Mel)

A oficina foi incrível, o pessoal pegou a “manha” e começou a criar seus próprios apps, muitas dúvidas surgiram e no final o pessoal já tava até fazendo experimentos com o ADB.

E encerramos o dia com um hamburger(demorado, mas estava bom) juntamente com o pessoal no pós-evento.

Crachá

Segundo Dia

No segundo dia de evento, comecei já com uma oficina de desenvolvimento de Apps para Firefox OS, onde falei o básico de desenvolvimento de APPs e logo após o Guilherme Berghauser(AKA Torto) assumiu o controle e falou sobre desenvolvimento com o Cordova.

Oficina de Apps

(foto por Hidalgo Gomes)

Sai correndo da oficina, chamei o pessoal da comunidade e tivemos que improvisar na palestra do nosso colega Srikar(ele não pode ir por questões de voo…) onde falamos sobre a nossa comunidade, nosso dia-a-dia… foi muuito legal, além de ter sido no espaço Brasil(o maior de todo o evento) o pessoal começou a participar e fazer perguntas :D

Palestra improvisada

(foto por Hidalgo Gomes)

Quando acabou a palestra o pessoal começou a vir perguntar como começar a contribuir na comunidade, além de conversarmos com o Alessandro Faria(AKA cabelo) que conseguiu portar o Firefox OS para o seu Smartphone(primeira vez que vi isto, nunca tive coragem de arriscar :p )

Às 2h tive uma palestra sobre privacidade, onde perguntei quem se preocupava com a privacidade e, para minha surpresa, ninguém levantou a mão :(

Então tive que mudar o meu objetivo e mostrar o quanto importante é a privacidade, foi legal, no final rolaram algumas perguntas sobre a privacidade nos emails com o Thunderbird.

Retornei a Stand, onde estava o pessoal do Jornal Gazeta do Iguaçu, conversamos um pouco com eles e saímos na página 34 da edição 1710 :D

Às 4h tive outra palestra sobre como contribuir na comunidade Mozilla Brasil, não foi muita gente e aproveitamos a oportunidade para transformar a palestra em um bate-papo.

Logo após fomos na festa do evento, onde podemos curtir uma boa música com o pessoal e gastar R$ 22,00 em água.

Ao Software Livre!

Terceiro Dia

Começamos o dia já com uma batalha entre distros GNU/Linux, eu estava defendendo o Slackware e o Fedora e estava contra o Luiz Rauber(que estava defendendo o Linux Mint e o Debian), Rodrigo Vianna(defendendo Ubuntu e Mageia) e contra a Christiane Borges(defendendo Kali Linux e OpenSuse).

Distro Fight

Logo mais retornei para a Stand, onde conversei com o pessoal e acabei conhecendo alguns integrantes da comunidade LibreOffice e Fedora :D

Encerrando o último dia, tive que me despedir do pessoal(impossível se despedir de todos) e partimos para o hotel onde presenciamos uma cena típica de filme de terror.

Nosso corredor estava alagado, assim como o nosso quarto(ainda bem que não molhou nossas coisas). Falamos com o pessoal do hotel e isto tinha acontecido devido problemas na piscina logo acima de nós, assim, trocamos de quarto e tudo voltou ao normal(ops, digo, quase tudo).

Nosso quarto era VIP, tinha desde banheiro com visão panorâmica, ar(AKA ventilador) condicionado com tema antigo e tomadas imaginárias.

Tomada Imaginária

Ventilador

No pós-evento fomos em uma pizzaria com o pessoal, onde aproveitamos para estudarmos a conjugação do verbo pocar(entendedores entenderão) e aproveitar um rodizio de pizza.

Enquanto isso começava a aparecer a quatinotreta…

A Quatinotreta

Quatinotreta

Não sabíamos que tínhamos pegado a caravana errada, ela era destinada ao Hotel Plaza Iguaçu e não a Latinoware(o hotel por sua vez, tirando o problema da piscina e quarto estilo anos 80, nos tratou super bem até), o pessoal estava para curtir um item ícone do hotel: a piscina.

Como ninguém aguenta muito tempo no paraíso, o pessoal da caravana queria voltar mais cedo, porém estávamos retornando para o hotel e pensamos em ir dar um passeio rapidinho nas cataratas, no final nos atrasamos um pouquinho, 4 horas apenas(detesto quando aviso que tô retornando e ficam me ligando a cada meia hora)

Tiramos selfie com os quatis e cantamos o nosso hino oficial “Comprei um Quati”.

Mais uma história para o meu livro :)

Latinoware 2015

Aproveitando mais uma edição da Latinoware para tirar a teia de aranha do meu blog e lançar mais um post(embora atrasado rsrs).## Viagem ...… Continue lendo

2º TchêLinux Santiago

Published on December 20, 2014

6º Uruguaiana Tech

Published on December 06, 2014