Firefox OS via VNC

April 12, 2014

Eu estava louco de raiva por meu smartphone não ser compatível com o Firefox OS(Veja aqui a lista de dispositivos compatíveis), quando tive a idéia de simplesmente acessá-lo pelo smartphone através do VNC.

FirefoxOS

Colocando a mão na massa

Vamos aos pré requisitos:

Primeiramente, você deverá configurar o aplicativo VNC, crie o arquivo /etc/vnc/xstartup.custom com o seguinte conteúdo:

firefox resource://r2d2b2g-at-mozilla-dot-org/r2d2b2g/data/content/index.html
vncserver-virtual -kill $DISPLAY

A linha acima serve para abrir o firefox automaticamente quando um novo ambiente do VNC for aberto, caso você queira que o terminal abra substitua a linha iniciada por firefox por xterm ou algum outro programa.

Agora vamos criar um novo ambiente do VNC. Vale lembrar que o firefox permite ser executado apenas 1 vez simultaneamente por usuário, assim, você terá que encerrar sua sessão atual se ele estiver aberto ou criar um novo usuário e executar o seguinte comando com ele:

vncserver -geometry 320x480

Isto irá iniciar uma nova sessão exatamente na resolução do FirefoxOS Simulator. O comando irá retornar algo assim:

192.168.1.101:2

Ou seja, seu IP seguido de uma porta(neste caso, 2). A porta onde o VNC está disponível é 5902(adicione 590 antes), basta se conectar através de um cliente VNC em qualquer dispositivo(Computador, Smartphone, Tablet…).

Você verá o painel do Firefox OS Simulator aberto, basta iniciar ele e utilizar.

Bom, como vocês podem ver, sou péssimo em escrever artigos.

Latinoware 2015

Aproveitando mais uma edição da Latinoware para tirar a teia de aranha do meu blog e lançar mais um post(embora atrasado rsrs).## Viagem ...… Continue lendo

2º TchêLinux Santiago

Published on December 20, 2014

6º Uruguaiana Tech

Published on December 06, 2014